1 de mai. de 2014

Confira o que rolou na reunião do CONSEG

A 3ª reunião de 2014 do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) realizada na noite da última quarta-feira,30/04 pela ACIAL, foi marcada pela volta de seu presidente Darci de Lima, pela explanação sobre os trabalhos das polícias Civil e Militar, sobre a taxa municipal dos bombeiros e o debate para problemas relacionados à segurança na cidade de Lorena-SP.
Quem deu início a reunião foi o presidente relatando seu acidente ocorrido em fevereiro na qual permaneceu hospitalizado por vários dias, onde tem seu retorno neste dia 02/05 de volta para a Secretaria Municipal de Segurança.
Na sequência o delegado titular Hugo Parreiras de Macedo falando sobre o papel da Polícia Civil, destacando sobre o fato do homicídio ocorrido pela Praça Arnolfo Azevedo, afirmando que as investigações estão adiantadas com uma solução em algumas semanas. Já pelo caso da diretora aposentada violentamente morta pelo bairro Vila Portugal, disse que está encerrado, onde o autor do homicídio que chocou a cidade, é um menor de idade na qual prestou serviços de pintura na casa da vítima, estando internado na Fundação Casa. Explanou sobre a reforma da delegacia do centro, 2º DP, na qual o 1º situado na Vila Geny também entrará em fase de reforma em breve. Indagado sobre restrição de entrada de pessoas com trajes inapropriados como bermudas, camiseta regata, mulheres de mini saia, explicou que isso é em cumprimento de uma lei estadual, na qual as duas delegacias contam agora com portaria terceirizada para controle interno, entretanto se cidadão estiver trajado desta forma for para elaborar um BO- boletim de ocorrência, imediatamente como por exemplo caso de roubo/furto, logo após o crime, pode livremente adentrar o local. Explicou também sobre a CIRETRAN que deixa de pertencer a Polícia Civil e em breve pode sair da delegacia da Vila Geny sendo alocado um espaço mais apropriado.
Logo após, o 1º Tenente Reis, comandante interino do Corpo de Bombeiros com sede em Guaratinguetá-SP, com auxílio do Subtenente Márcio, palestrou sobre a taxa e o fundo municipal dos bombeiros, imposto que passou a ser pago em 2014 junto com o IPTU- Imposto Predial e Territorial Urbano. Argumentando, disse ser de extrema importância para a manutenção da corporação lorenense, explicando desde o início do convênio entre Estado e município, com vários conflitos desde a sua implantação em Lorena-SP. Mostrou a todos os presentes, julgamento favorável do Supremo Tribunal Federal sobre a legalidade da cobrança da taxa, já que alguns cidadãos dizem ser inconstitucional a cobrança. Afirmou que o Corpo de Bombeiros lorenense vai se transferir do Centro Social Urbano, alocando provisoriamente um ponto comercial pela entrada da avenida Peixoto de Castro, até a construção futura de uma sede prevista vizinha à rodoviária, integrando um complexo emergencial com Samu, Defesa Civil, Guarda Municipal. Em breve também o estudo para aquisição de uma viatura leve e ao mesmo tempo administração com tração 4X4 haja vista o atendimento de casos em áreas rurais, onde em 2013 em toda cidade, houve o registro de mais de 1500 ocorrências atendidas.
O comandante da 1ª Companhia do 23º Batalhão Interior da Polícia Militar Capitão Nogueira, resumidamente, disse sobre o patrulhamento rural sendo realizado, a fiscalização de estacionamento sobre vagas de deficientes e o policiamento na praça Arnolfo de Azevedo. Indagado sobre o possível fim do policiamento de bicicleta, já que os policiais vão entrar em férias e posteriormente um deles de licença, disse que é rotineiro a mudança da forma de policiamento, já que a PM utiliza atualmente 9 tipos, onde pode coloca-los em viaturas comuns, base móvel, entre outros.
Logo após, uma homenagem feita pelo vereador Capitão Elton (PSDB)  para o presidente Darci de Lima, a leitura de documentos enviados à Assembleia Legislativa solicitando o aumento do efetivo policial na cidade, encerrando-se às 21h com o convite para a próxima na última quarta-feira do mês de maio.

Reunião do CONSEG- da esquerda para a direita: Comandante da 1ª Cia do 23ºBPMI Capitão Nogueira; 1ª secretária Mariana, Presidente Darci de Lima; delegado titular Hugo Macedo; comandante interino Corpo de Bombeiros subgrupamento de Guaratinguetá-SP 1º Tenente Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body