9 de fev. de 2011

Programa Escola da Família tem vagas abertas para universitários até sexta-feira

O programa Escola da Família, do governo do Estado juntamente com entidades e municípios, está com inscrições abertas até sexta-feira, 11/02, para os universitários que desejam participar do projeto, na qual recebem uma bolsa integral de 100%, sobre a mensalidade do curso sendo 50% da mensalidade paga pelo Estado (limitada a um teto de R$ 267,00/mês, renovável semestralmente) e o restante financiado pela própria faculdade.
Tendo como objetivo a criação de uma cultura de paz, despertando potencialidades e ampliando os horizontes culturais de seus participantes, para fazer parte,o  universitário precisa preencher alguns requisitos, assim como a instituição de ensino superior.
Com carga horária de doze horas, aos finais de semana, os universitários desenvolvem sob orientação, projetos psicopedagógicos diversos para a comunidade participante. Quem tem aula aos sábados, tem um horário diferenciado.
Em Lorena-SP, com a parceria da Prefeitura Municipal, realizado pelo Prefeito Paulo Neme (PTB) na desde a sua primeira gestão, 10 escolas da rede municipal de ensino abrem suas portas para população, envolvendo mais de cem universitários, além de escolas estaduais da cidade.
Segundo dados fornecidos pela Secretaria de Estado da Educação, o projeto teve ínicio em 2003, onde foi visível a queda de índices de vandalismo, depredações, assim como índices de criminalidade nas regiões atendidas.
Os espaços escolares, que, antes ociosos aos finais de semana, passam a ser ocupados com atividades planejadas para a comunidade participante, favorecendo a essa o direito de conquistar e fortalecer a sua identidade. Assim, essa comunidade com responsabilidade, apropria-se desses espaços, agregando no seu cotidiano valores essenciais para a edificação de uma cultura participativa.  

Números
Até o início de 2009, mais de 80 mil universitários já foram beneficiados pelo Programa estando presente em 619 municípios, com  91 Diretorias de Ensino, 2.609 escolas Estaduais e Municipais, 4.811 Professores Coordenadores da Oficina Pedagógica, Supervisores, Gestores (Diretores, Vice-Diretores, Professores Coordenadores), 4.811 e Educadores Profissionais, 15.279 Educadores Universitários e ainda o fato que chama mais a atenção: 15.639 voluntários, ou seja, aqueles que se dispõe em trabalhar com simples prazer, não recebendo nenhum tipo de ajuda financeira.

São requisitos para inscrição:
  • estar regularmente matriculado em curso de graduação, em turma apta a ser iniciada imediatamente, ou em exercício, de Instituição Privada de Ensino Superior conveniada 
  • não receber bolsa de estudos, financiamento universitário ou similar, oriundos de recursos públicos;
  • ter interesse e disponibilidade para desenvolver as atividades do Programa nas Escolas Públicas Estaduais ou Municipais, cumprindo a carga horária de 12 (doze) horas aos finais de semana,

INSTITUIÇÕES conveniadas
FATEA- Lorena
ANHANGUERA- Taubaté
UNIVAP- São José dos Campos
FIC- Cruzeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body