14 de fev. de 2011

Projeto Guri, de música, oferece vagas até quinta-feira.

O projeto GURI, uma iniciativa do governo do Estado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Lorena-SP, a partir de hoje, segunda-feira 14/01 até a próxima quinta-feira, vagas remanescentes.
Consiste na inclusão sociocultural do praticante com as aulas  onde são trabalhados vários gêneros musicais, desde canções populares e músicas folclóricas a composições eruditas, apresentando aos alunos, novos estilos de música e manifestações culturais, a variedade de repertório trabalhada em cada região mantendo viva as raízes culturais da própria comunidade.
O público alvo são estudantes regularmente matriculados, de 8 a 18 anos de idade, não sendo necessário o conhecimento prévio de música. Para os menores de 13 anos, exige-se a presença de um responsável no ato da matrícula, realizada das 9h as 14h.
“Levar para as crianças e adolescentes a oportunidade de conhecer o mundo da música, é promover a união destes jovens em torno de valores comuns como a dedicação aos estudos e a importância de uma atitude positiva diante dos desafios”, ressalta o secretário de Cultura, Luís Otávio Cardoso.
São oferecudas as oficinas musicais de viola; violino; violoncelo; violão; flauta; clarinete; sax; trompete; trombone; canto/coral e percussão.
As inscrições podem ser feitas na Casa da Cultura, onde os candidatos devem apresentar documentos pessoais como RG, comprovante de endereço, comprovante de matrícula em escola e a certidão de nascimento.
O início das aulas está previsto para o dia 21 de fevereiro e as aulas serão ministradas todas as segundas e quartas-feiras a partir das 14h, na Casa da Cultura. O Projeto Guri disponibiliza os instrumentos nos horários das aulas.

Inscrição:
Local: Casa de Cultura de Lorena
Endereço: Rua Viscondessa de Castro Lima, nº 10 - Centro
Telefone para contato: 3153-1518
Email: cultura@lorena.sp.gov.br

O modelo de ensino
O modelo (T)EC(L)A, adotado pelo Projeto Guri, foi desenvolvido pelo educador inglês Keith Swanwick, um dos principais nomes do ensino musical da atualidade.
Estrutura-se sobre algumas atividades principais para promover o envolvimento do aluno com a música: composição; improvisação ou arranjo (criação); execução (instrumental ou vocal) e apreciação (audição) musical. Estas atividades englobam domínio técnico, desenvolvimento da percepção e fluência com a linguagem escrita da música. A sigla (T)EC(L)A expressa a reunião destas atividades, entre as quais a técnica e a literatura são representadas entre parênteses por servirem de apoio às principais: execução, composição e apreciação. Um dos princípios do Modelo (T)EC(L)A é promover a realização integrada dessas atividades, para que o conhecimento seja adquirido e vivenciado pelo aluno de forma integral.

Projeto
Criado em 1995, o projeto GURI atualmente possui cerca de 51 mil alunos, onde antende também jovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas pela Fundação Casa.
Das 645 cidades em todo o Estado, 310 deles possuem um pólo de ensino, com a missão de promover com excelência musical e a prática coletiva da música , tendo em vista o desenvolvimento humano em gerações de formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body