22 de mai. de 2011

Reportagem Especial- Conhecendo uma cidade de primeiro mundo não muito longe daqui

Guararema. Guarde este nome. Uma cidade de primeiro mundo, no julgar do LORENA EM FOCO, não muito longe, cerca de 140km.
A cidade de Guararema-SP, nome tupi -guarani que quer dizer Pau- D'alho, da árvore Gallesia integrifolia , quando descascada seu tronco o cheiro lembra alho, está geograficamente localizada bem próxima a capital mas colada ao Vale do Paraíba, faz divisa com Jacareí.
Recebeu na semana passada, o título de cidade com o melhor índice de responsabilidade Fiscal e Social em todo o Estado de São Paulo, e classificada como oitava em todo o país.
Em uma visita rápida na manhã desta quarta-feira, 18/05, o choque foi inevitável: o que uma cidade, com ares metropolitanos consegue ter com jeitinho de interior.
Com base nesses e em outros mais fundamentos, aos domingos, o internauta  vai poder acompanhar uma série de reportagens especiais sobre esta cidade, que tem o orçamento muito similiar de Lorena-SP, por volta de R$100 milhões de reias, porém um população menor.
Como foi possível fazer ser uma cidade de primeiro mundo, ou melhor para não ser tendencioso, uma cidade com qualidade de vida muito acima da média?.
As vertentes que vão ser destaque serão: administração, educação, saúde, segurança, trânsito, lazer e áreas verdes.

Administração
De acordo com informações, logo no início do mandato do prefeito eleito, Márcio Luiz Alvino de Souza (PR), a frota municipal através de licitação foi terceirizada. Veículos leves, usados no dia a dia pela administração,  modelos VW Gol G5 são impecáveis.
Houve redução de custo com manutenção e compra de peças mecânicas. Diferente de cidade onde há denúncia de roubo de motor de veículo oficial.
As manutenções, a empresa faz constantemente e nesse tempo, entrega-se outro no lugar para não faltar.
Em cada secretaria, uma cor correspondente, difere, onde todos são facilmente identificados. Os de saúde estão logomarcados pela cor vermelha, os da educação pela cor laranja, assistência social de azul celeste, de serviços urbanos pela cor verde, etc. Há ainda, o adesivo bem visível com os dizeres - Uso Exclusivo em Serviço - o óbvio mas lá para lembrar o motorista a sua finalidade pública. Em algum momento, para todo caso, alguém esqueça e possa usar para fim pessoal o dinheiro de impostos suados de contribuintes.
A prefeitura mantém os veículos pesados, os tratores e máquinas e caminhões somente. Um frota também nova, ao mesmo estilo, logomarcada, todos com brasão.
Ainda, até os táxis da cidade. São padronizados, possuem brasão da cidade e até o nome e telefone do taxista adesivado. São carros novos rodando.
O prédio da Prefeitura lembra a fachada de uma empresa multinacional.
Pela recepção, as atendentes assim como todos os demais funcionários vestem uniformes, onde naquela manhã fria, até com agasalhados – no bolso a inscrição- Prefeitura Municipal de Guararema.
O funcionário comissionado, sem uniforme, porém com um botton no bolso da camisa social, logo o identifica.
A estrutura física, assim como em todos os órgãos municipais visitados, instalados sempre três tipos de banheiros: - o masculino, feminino e o adaptado para o portador de deficiência, e em constante limpeza.
Pelos corredores, as treze secretarias existentes, sempre interligadas, lado a lado, todas próximas em um mesmo prédio. Em todas elas, um respectivo quadro, com plaqueta de patrimônio público, pintados através de um concurso cultural realizado. Por exemplo, para entendimento, na sala do secretário de Meio Ambiente, um quadro pintado com uma paisagem de muito verde, e um pescador em seu barco jogando a rede de pesca.
O mobiliário novo, padronizado. Segundo um funcionário, uma empresa na época da licitação chegou a questiona-lo dizendo que a qualidade dos móveis seriam acima da média vendida a órgãos públicos, geralmente compravam de qualidade inferior. Mas por lá recusaram tal qualidade. Notoriamente mais um ponto positivo.
Os computadores, todos novos. Ambientes arejados, com ar condicionado. Câmeras de monitoramento estão instaladas pelos corredores, local seguro e com visual clean. Jardim tratado, conhecido como jardim de inverno, uma área de luz.
Pelo fator humano, todos muito bem receptivos quando apresentado ser de outra cidade. Ainda assim, alguns muito atarefados, trabalhavam descontraídos, pareciam não ter algum tipo de preocupação que a maioria possui.
Um prédio de tecnologia da informação vai ser inaugurado daqui a alguns dias. Será responsável pela elaboração, fabricação e administração de softwares que podem ser usados pela administração. A informática levada a sério.
A receita municipal provem de royalties de petróleo e gasoduto da Petrobrás. Assim como tambpem impostos como IPTU e do Fundo de Participação dos Municípios, e demais impostos repassados pelo governos federal e estadual.
Pela administração ainda, a seriedade ao ver a sala de compras e licitações. Ainda, quem quiser se interessar, na sala anexa a recepção há um quadro com as licitações, compras, concursos, leis, de fácil acesso ao cidadão guararemense.
Pelo Diário Oficial que é publicado na internet e impresso para os órgãos públicos, surpreende pela riqueza de detalhes, onde geralmente publica-se informações básicas e nada mais, como há até um email específico para licitações, telefone exclusivo: veja abaixo um exemplo:
O Edital poderá ser lido e obtido na íntegra no Paço Municipal, na Praça Cel. Brasílio Fonseca, 35, Centro, Guararema/ SP, em horário comercial, ou através do e-mail licitacao@guararema.sp.gov.br ou pelo telefone 11 4693.8016

Abaixo, algumas fotos, o texto já ficou longo. Veja por si mesmo.


Uma das origens da receita,de Guararema-SP, que faz a cidade ter saldo positivo de R$9 milhões em caixa- Royalties- na foto pelo Google Maps, estocagem de produtos da BR Petrobrás em área afastada do centro comercial


Logo após entrar na cidade, obras e ainda com o mais impotante: a transparência da administração, o princípio da Administração Pública conhecida como "Publicidade"- valores em reais, prazo de início e conclusão, nome da firma e contrato , etc

Portal de Guararema-SP- chama a atenção do motorista
Choque de ordem- local que estaria causando problemas foi multado e lacrado por fiscais da Prefeitura.- alguém já viu isso em Lorena????
Frota terceirizada- redução de custos em aquisição e manutenção dos veículos- no detalhe carro do setor de Trânsito, logomarcado, da respectiva pasta e cor, e ainda os dizeres - Uso Exclusivo em Serviço- e não para fins particulares, caso alguém se esqueça
Fachada da Prefeitura Municipal de Guararema- o cérebro nervoso (no bom sentido) de toda a administração, reúne todos os departamentos e secretarias num mesmo local.
Recepção da Prefeitura, como em toda a cidade, é exemplar- funcionários uniformizados, mobiliário, materiais acima da média em qualidade.

Por dentro da Prefeitura- secretarias lado a lado facilitam o dia-a-dia
Setor de atendimento à população- senha, televisão de tela plana, precisa falar algo mais?
Sala e respectivo secretário muncipal de Meio Ambiente- detalhe para o quadro- houve um concurso cultural, cada secretaria tem um quadro temático, que passaram a pertencer ao patrimônio público da cidade e não dos funcionários.- ressalta nosso guia do tour
Galeria dos ex-prefeitos- " Uma homenagem aos homens e mulheres que fizeram da política o instrumento para o desenvolvimento de Guararema. Pessoas que, no passado, contribuíram  para consolidar não só o presente como também a democraria do país.".

"Cada um com seu ideal partidário, mas todos com o mesmo objetivo- fazer o melhor para Guararema". diz ao centro dos quadros- Povo sem memória, sem cultura e sem história é um povo inexistente

Quadro com licitações abertas, decretos aprovados, leis, editais, etc de fácil acesso à população

Dia de fiscalização do Crea- Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo- fiscalizar obras e afins.

2 comentários:

  1. Hugo,
    Boa noite! Excelente a sua reportagem. Vai ter continuidade?
    Parabéns
    Luiz

    ResponderExcluir
  2. obrigado pela audiência
    sim, teremos todo domingo uma reportagem especial, tratando sobre administração, educação, saúde, lazer entre outros.
    sempre com muitas fotos, uma prova que é possível ter uma realidade excelente, basta ter uma boa administração, os envolvidos estarem ligados ao bem maior que é governar para o povo.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body