5 de out. de 2011

São Benedito em festa


Os católicos de Lorena-Sp estão festejando Santo São Benedito, com uma novena que se iniciou no dia 30/09, se estendendo até o próximo domingo 09/11.
Com o tema "São Benedito, pai dos pobres, homem de fé" todos os dias a partir das 18h45, as Santas Missas são formadas pelos festeiros; membros da igreja; autoridades municipais, além de instituições convidadas e dos fiéis. Ao término, uma quermesse está sendo realizada entre os dias 06 a 08/11 no pátio externo.
Na ocasião, vai estar sendo arrecadado alimentos que compõem a cesta básica do padre Hugo, distribuídas mensalmente.
O Santuário Basílica está localizado pela rua Dom Bosco, 284, pela região central, sendo o único no mundo que está agregado à Basílica de São Pedro em Roma, Itália.


Cartaz da Festa de São Benedito 2011 de Lorena-SP.

Confira a programação extensa para o dia principal, 09/11, domingo
  • 6h- Alvorada Festiva, com repique de sinos e queima de fogos;
  • 7h- Missa da Irmandade de São Benedito, com o reitor, Padre Douglas Verdi;
  • 9h30- Cortejo Real saindo da praça do Rosário em direção ao Santuário, com participação dos grupos de Congada; Moçambiques; da Corte e dos Festeiros;
  • 10h- Missa Solene na quadra do Colégio São Joaquim, anexo ao local;
  • 12h- Almoço servido pela Cavalaria no bairro do Industrial;
  • 18h- Piedosa Procissão pelas ruas centrais da cidade, envolvendo irmandades de Guaratinguetá; Aparecida; Piquete; Silveiras e de Lorena;
  • Após, missa de encerramento.

História
Nascido em 1526, na cidade de San Fratello, na Itália, filho de descendentes de escravos negros vindo da África, na adolescência cuidava de rebanhos. Aos 21 anos, tornou-se monge entrando para uma comunidade Franciscana, onde posteriormente ingressou na Ordem dos Frades Menores do convento de Santa Mara de Jesus em Palermo, fundado por Mateus de Agrigento.
Considerado, na época, como uma pessoa de grande sabedoria, carisma e prudência, mesmo ocupando altos cargos em certo momento, sempre retornava para as funções de cozinha, na qual vários populares buscavam conselhos e sua ajuda, com milagres posteriores reconhecidos pelo Vaticano, onde é conhecido como Santo Cozinheiro.
Veio a falecer aos 63 anos, em 4 de abril de 1589, uma das datas escolhidas em seu louvor. Em outras localidades, é marcado pelo dia 05/10, ou seja, esta quarta-feira.
Foi beatificado em 1743 pelo papa Benedito XIV, onde Pio VII canonizou-o no dia 24 de maio de 1807.
Seu corpo encontra-se incorrupto, mesmo depois de quatrocentos e vinte e dois anos morto, onde está exposto na igreja de seu convento em Palermo, cidade italiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body