29 de mai. de 2011

Reportagem Especial - Sistema Educacional em Guararema-SP

Prosseguindo a seqüência de reportagens especiais aos domingos sobre a cidade de Guararema-SP, colada ao Vale do Paraíba e a capital paulista, hoje falaremos um pouco sobre o sistema de EDUCAÇÃO.
Na ocasião da visita do LORENA EM FOCO, pela quarta-feira, 18/05 estivemos em uma das dez escolas municipais.
Ainda com uma espécie de choque -- positivo-- de gestão à primeira vista perceptível. Lembram um pouco as de Lorena somente pela cor utilizada- o laranja - fora isso nada mais.
O repasse do FUNDEB- Fundo do governo federal para custear a educação básica, em 2010 foi de pouco mais de  R$5 milhões.
As visitadas são construções novas ou impecavelmente reformadas, providas de rampas de acesso, escadas aqui como outros locais públicos não existem.
O pátio, grande e espaçoso, era coberto com uma estrutura metálica com material de policarbonato. O sol atravessa-o mas não esquenta, e ainda as crianças estão protegidas da chuva. Exposições de trabalhos de alunos de várias classes.
Quando a criança, ou seja, o estudante chega à escola é recepcionado e entra para um sala onde está passando desenhos na televisão, um momento para começar a acostuma-lo ao ambiente ou em alguma forma de convívio. Em seguida formam-se filas, ao som de um rádio com caixa de som, ao estilo do antigo projeto Rádio Escola em Lorena, mas com música clássica instrumental.
È de se estranhar ver crianças daquela idade ouvindo tal estilo musical, e militarmente enfileirados tomam acesso à rampa em direção às salas de aulas.
Salas estas, todas limpas, organizadas, arejadas, com cortinas e ventiladores, mobiliário novos e de primeira qualidade.
Como é o ano mundial do meio ambiente, cada sala recebeu o nome de uma árvore e uma placa de identificação a série e o nome das professoras.
Alunos estavam todos uniformizados, com até agasalho de frio, portavam mochila, material escolar todos doados pela Prefeitura. Alguns até com umas pastas avulsas, na qual pertenciam a um projeto de escrita e leitura.
Alimentação, o cardápio do dia sempre visível, feita na própria escola por funcionários públicos concursados, onde há também, em salas anexas, a dispensa para guardar os alimentos.
O nosso guia, ainda faz a ressalva que os alimentos comuns como arroz, feijão ficam estocados em ambiente separado dos freezeres horizontais em outra sala, comprovada posteriormente.
Segundo a gestora da unidade, o prato preferido das crianças, ou seja o dia que elas mais aguardam e repetem, é uma espécie de empanado de peixe no formato de cavalo marinho.
Apesar de não ser em tempo integral, a escola serve café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, balanceados e nutritivos, segundo a tabela da nutricionista apresentada.
Na ocasião da visita fomos convidados a experimentar a alimentação servida. O prato do dia foi de arroz, feijão, mexido de ovo com abobrinhas e salada de alface com tomate, onde desmistificou-se o paladar de “comida sem sal”, maravilhosa refeição aparentava ser de um restaurante self- service por kg.
O sistema de transporte, é uma cooperativa de motoristas que possuem veículos novos responsáveis pela busca e entrega dos alunos em suas casas, para quem mora afastado da escola.
Em outra escola, também municipal, uma escola profissionalizante, aos moldes de nossa Milton Ballerini.
Cursos livres e outros técnicos da ETEC Paula Souza, conforme a demanda de falta de mão de obra, sacional. Não diferentemente, o pátio desta escola, lembra a um algo relacionado a shopping center, com um jardim cuidadíssimo, muito bonito.
Também, salas de aula de ponta, salas de informática com computadores de última geração, pinturas artísticas de profissões relacionadas, em uma parede da rampa de acesso ao primeiro andar.
Nosso guia conta que na licitação pública para compra de mobiliário de toda a administração, padrão em todas as repartições, exigiu-se qualidade acima da média, sendo questionada até por alguns fornecedores concorrentes, dizendo que para o governo forneciam materiais inferiores, onde aqueles exigidos só em outros locais, outros compradores.
Enfim, não vamos extender muito o tempo e o texto, sendo mais um exemplo claro onde a boa administração e a política, na seriedade e na vontade são fundamentais para o bem comum geral de uma cidade não muito longe da nossa, que caminha a passos largos.

Uma das escolas municípais de Guararema-SP- fachada externa, prédio impecável, jardins cuidadíssimos

Uma das escolas municípais de Guararema-SP- pátio- ao fundo quadra polisportiva com tamanho oficial
Uma das escolas municípais de Guararema-SP- pátio visto pelo corredor do 1º andar
Uma das escolas municípais de Guararema-SP- sala de aula, mobiliário novo, sala ampla com cortina e ventiladores
Uma das escolas municípais de Guararema-SP- secretaria
Uma das escolas municípais de Guararema-SP- organização e brinquedos- boneca e carrinhos
Uma das escolas municípais de Guararema-SP- mobiliário comprado através de licitação com qualidade superior ao fornecido
Uma das escolas municípais de Guararema-SP- organização
Uma das escolas municípais de Guararema-SP- não existe escadas- somente rampas
Uma das escolas municípais de Guararema-SP- biblioteca
Uma das escolas municípais de Guararema-SP- entrada dos alunos em fila ao som de música clássica instrumental
Uma das escolas municípais de Guararema-SP- mostra e exposições dos trabalhos feitos pelos alunos

Uma das escolas municípais de Guararema-SP- dia de limpeza externa


Uma das escolas municípais de Guararema-SP- refeitório com cardápio visível, limpeza, ambiente perfeitas condições


Uma das escolas municípais de Guararema-SP- uma das dispensas- carne, peixe e frango que necessitam refrigeração fica estocada em freezeres em sala separada, anexa


Uma das escolas municípais de Guararema-SP- identificação sala de aula


Uma das escolas municípais de Guararema-SP
Nova escola sendo construída- fase final para crianças especiais
Nova escola sendo construída fase final- detalhe jardim planejado com paisagismo e plantas para crianças especiais
Escola Técnica Profissionalizante Municipal
Escola Técnica Profissionalizante Municipal
Escola Técnica Profissionalizante Municipal
Escola Técnica Profissionalizante Municipal
Escola Técnica Profissionalizante Municipal- pintura sobre profissões
Espaço Multicultural que vai ser inaugurado no aniversário da cidade em setembro próximo- conta com bibliotecas, cybercafé público, salas de aula, teatro, cinema, lanchonete

2 comentários:

  1. Valeu Hugo; sua reportagem traz à tona um verdade bem diferente a nossa de Lorena, porque trabalho na região de Guararema e vejo que o dinheiro público é muito bem aproveitado para benefício da população, haja visto que Guararema ganhou como a 1ª cidade a nível do estado de São Paulo e 8ª a nível de Brasil quanto responsabilidade fiscal e social, ou seja, tudo que se arrecada é adequadamente transformado em aparelhos públicos do povo e para o povo! Um dia conseguiremos transformar nossa Lorena nessa realidade, basta que acabemos com a corrupção, a falta de capacidade e os desmandos ora reinantes no Brasil etc...

    ResponderExcluir
  2. Hugo, parabéns, e só para completar não sei se tem, se tiver até quero o link, poderia publicar uma reportagem com o comparativo de Lorena...ia ser muuuuito interessante... Abraço!

    ResponderExcluir

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body