27 de jul. de 2012

Resumo da 7° reunião do CONSEG

Na noite de quinta-feira, 26/07 o CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança Pública) se reuniu pela Casa da Cultura em Lorena-SP.
A mesa presidida por Darci de Lima ao longo de duas horas teve vários assuntos em pauta.
Representando o comandante lorenenese da Polícia Militar, o 1° Tenente Doriedson inicou explanando sobre grande operação envolvendo cinquenta policiais militares e outros cinquenta civis na região do Vale do Paraíba, com grande apreensão de acusados de tráficos de drogas e quantia em dinheiro fruto de atos ilícitos correlatos.
Somente em Lorena foram presos quatro homens. Em seguida foi questionada matéria veinculada pela emissora TV Vanguarda sobre também problemas de tráfico de drogas às margens da rodovia Br 116 Presidente Dutra, pela proximidade do Bairro da Cruz, e aos arredores de um posto de gasolina.
De acordo com o oficial militar, somente a ação represiva da polícia não vai trazer os resultados positivos que a sociedade espera para o problema ali enfrentando. A área há um galpão coberto porém abandonado que necessita de auxílio municipal para cientificar o dono para limpar e fechar.
Ainda sobre o tema, a dificuldade em conseguir prender traficantes por lá, porque alguns estão utilizando uma brecha na legislação penal, pois andam e vendem apenas pequenas porções o que não caracteriza tráfico e sim um porte de drogas, onde após lavratura de BO o indivíduo ganha a liberdade e volta a praticar a mesma ação.
Outro assunto foi a festa da Padroeira de Nossa Senhora da Piedade, festa tradicional que ocorre na região central. Haverá um aumento no efetivo para segurança assim como um trabalho preventivo na extensão pós festa, ou seja aquele horário em que já terminou o show mais os frequentadores ainda permanecem. Pode ser feito um trabalho conjunto com o pequeno efetivo atual da Guarda Civil Municipal.
Passando para a Praça Arnolfo Azevedo, os pedidos de cuidados físicos no seu calçamento, assim como coibir bicicletas de transitar sob elas. Foi citado que na cidade vizinha de Cachoeira Paulista há uma lei municipal em que o policial pode tomar a bicicleta como medida punitiva para o cicilista que tomar tal atitude.
Foi cobrado mais uma vez a modalidade de policiamento ostensivo com bicicletas por parte da PM na cidade, não chegando sobre um consenso sobre o tema e nem sobre novidades no caso, já que seriam doadas e adquiridas algumas.
Na troca do tema em debate, o trabalho da Prefeitura Municipal na questão da iluminação pública na praça Arnolfo Azevedo recentemente após ação de vândalos que destruíram uma caixa de energia, correndo risco até de morte pois poderiam ser facilmente eletrocutados.
Explicado também sobre a previsão de troca de algumas avenidas na cidade prosseguindo com um plano em parceria com a empresa terceirizada START Engenharia.
Tal medida foi elogiada pelos presentes como forma de aumento na segurança dos cidadãos.
Voltando a policiamento o anúncio da formação e deslocamento de 210 novos policiais para todas as cidades da região.
Polêmico, tema de atos libidinosos em praças escuras e ou sem movimento aparente. Há uma lacuna deixando o agente de segurança atado para coibir.
Adiante, o convite para o evento do COMAD- Conselho Municipal Drogas para evento a ser realizado na FATEA em dois dias- 09 e 10/08, Fórum temático.
O próximo assunto foi a taxa embutida no IPTU- Imposto Predial e Territorial Urbano, onde há a necessidade dessa arrecadação para o Corpo de Bombeiros, pois necessitam de equipamentos e um suporte para a grande gama de serviços diários.
Nesse nicho a questão de alvarás e laudos técnicos para a liberação de festas de ruas, e até brinquedos instalados precariamente e em locais de riscos.
Por fim até a questão de cachorros abandonados que não tem uma salvaguarda, trazendo doenças, se proliferando pela cidade, rasgando lixos, ou seja, causando incoveniência para os munícipes, um assunto que deve ser colocado em pauta para os respectivos candidatos a prefeito para a eleição de outubro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body