19 de mar. de 2011

Saidinha de Páscoa é mais um fato preocupante sobre segurança

O indulto de Páscoa, a saída temporária dos condenados, conhecido como saidinha, é mais um motivo considerável de preocupação entre a população para o problema de segurança pública em todo o país, para a região e especificamente para Lorena-SP.
O benefício foi antecipado devido ao outro indulto, o do dia das Mães.
Segundo a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SAP) pela região cerca de 1.500 mil detentos vão ser beneficiados com cinco dias com seus familiares. Entre estes, 66 do presídio Edgar Magalhães, a P2 de Tremembé. De acordo com a pasta, estes vão usar tornozeleiras de monitoramento, na qual será possível identifica-los e acha-los, caso algo aconteça.
Os presos que cumprem pena no regime semiaberto, ou seja aqueles cumpriram 1/3 da pena de crimes leves, que trabalham ou estudam no "mundo externo" e que retornam até as 17h aos presídios, que possuam bom comportamento podem recebem o benefício, que são cinco do tipo em todo o ano, amparado pela legislação penal. É inaplicável aos delitos que se referem a prática da tortura, o tráfico de drogas e afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos.
Os que descumprirem a determinação de retornar dentro do prazo previsto serão considerados foragidos, terão expedidos contra si mandados de prisão e, se recapturados, perderão o beneficio do regime semiaberto, voltando ao regime fechado
A polícia geralmente disponibiliza um contingente para monitorar a saída dos detentos das unidades prisionais da região.
Pela teoria, a ação de deixar o condenado com a sua família e retorná-lo ao meio social na qual estava inserido antes do cometimento do crime, como forma de reinseri-lo foi de grandiosa intenção. Os familiares ficam muitos felizes, estão novamente com entes queridos, podem ter uma rotina novamente.
Na prática, muitas vezes acontecem muito mais do que uma simples  inserção e convívio familiar.
Alguns detentos acabam praticando outros novos delitos. Roubos, tráficos de drogas, envolvimento de brigas, são constantemente noticiados pela mídia não só no Vale do Paraíba, mas em todo país.
Na cidade de Feira de Santana, na Bahia, seis detentos foram pegos já roubando no mesmo dia que estavam na rua.
Em Aparecida-SP, hoje, sábado 19/03, um beneficiado já causara problemas com familiares onde a Polícia Militar precisou intervir duas vezes.
Esperamos não noticiar ocorrências em nossa cidade. Toda cautela é necessária nesse momento.
Já noticiamos no LORENA EM FOCO  sendo capítulo do programa Polícia 24h da Tv Band, quando um foragido pós saidinha foi recapturado pelo bairro do São Roque pela Força Tática da Polícia Militar. Foragido de Saidinha preso- link aqui
A próxima saidinha acontece antes do dia 08/05, data de feriado de dia das Mães.
Na últimaem 2010 que foi de Natal e Ano Novo dos 23.331 detentos beneficiados no estado de São Paulo, 1.985 não retornaram, ou seja quase 9%, segundo dados da SAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body