14 de mar. de 2011

Correios, conta de água e SABESP- entenda o caso e saiba o que fazer.

Os Correios, desde o dia 01/02, são os responsáveis pela entrega das contas de água da SABESP nas 24 cidades do Vale do Paraíba e Serra da Manteira, segundo uma decisão judicial que se arrastava há vários anos em várias instâncias, na qual afirma-se que a estatal é a detentora do monopólio de entrega de qualquer tipo de correspondência, enquadrando-se as contas de água. No total são 429.757 contas na região
Em Lorena-SP, o Centro de Distribuição Domiciliária- CDD, localizado na rua Comendador Custódio Vieira, a procura pelas contas, que estão atrasadas e vencidas é enorme. Diariamente uma grande fila é formada pela população que busca pegá-la.
Somente moradores de áreas rurais ou localidades onde não há entrega regular de correspondência devem ir naquele centro, ao local. Os demais devem esperar a entrega ou retirar a segunda via pela internet.
Extraoficialmente- Com a população indo massivamente retirar a conta, os poucos funcionários ficam ocupados no atendimento, prejudicando os demais serviços diários, assim como piorando ainda mais situação. Na tentativa, foi colocado vários cartazes do lado externo, mas são ignorados. Não é o recomendável.
As contas na medida do possível estão previstas para serem entregues. Funcionários fazem horas extras, até aos sábados. Reclamações são ouvidas o tempo todo.
Diariamente a carga de serviço é maior do que a quantidade de pessoal. Para prejudicar a situação ainda mais a contratação de mão de obra temporária por firmas terceirizadas tem apresentado problemas, sendo até canceladas.
O concurso previsto para acontecer ano passado, com mais de um milhão de inscritos, acabou sendo cancelado por outra determinação judicial, na qual alegou-se o favorecimento de uma única empresa para sua realização, desfavorecendo as demais. Em 2011 há a previsão de um  novo para até o meio do ano e sua homologação em seguida com a chamada dos aprovados rapidamente.
Em entrevista ao programa Dimensão Livre, sexta-feira, 11/02, pela rádio Cultura AM 1460, o gerente comercial da SABESP, Rodrigues Paiva, de Pindamonhangaba-SP, responsável pela área afirmou que a estatal mantém um contrato com uma empresa terceirizada que faz a leitura e que fazia a distribuição em 100% da cidade. Sobre o vencimento, as contas podem ser pagas até o dia 18/02 sem ônus de juros e multa. A cobrança de segunda via pela internet é gratuita.  Esse é o link - 2ª Via aqui.
Sobre cortes pela falta de pagamento consequente do atraso, alega que não vai haver, onde a empresa comunica primeiro o consumidor para em último caso realizar a cessão.
Quem tiver dúvidas, estar se sentindo lesado deve procurar agência comercial pelo bairro da Olaria, na rua Paraná ou no posto de atendimento da ContaAzul pela Rua Capitão Messias, na Vila Celeste.
Para a SABESP continuaria normalmente o serviço, mas por motivo judicial não pode, onde também toda mudança gera um desconforto, e o mais rápido possivel tudo vai ser resolvido.

Próxima publicação- estamos já esboçando nossa próxima publicação com valiosas dicas e um passo a passo para retirada da conta de água pela internet. Não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body