27 de jun. de 2011

Palestra sobre primeiros socorros foi promovida por bombeiros civis

Bombeiros civis realizaram uma palestra gratuita sobre primeiros socorros, atendimento pré hospitalar e tiraram várias dúvidas dos participantes na tarde de sábado 11/06, pela escola estadual Arnolfo Azevedo pelo bairro do Industrial.
Vale ressaltar que são bombeiros civis, mas diferentemente dos bombeiros civis municipais , aqueles concursados existentes em Lorena-SP. São profissionais que também possuem cursos complexos, mas que são autônomos, ou ainda, que prestam serviços em fábricas, eventos e outros. Profissão regulamentada pela lei federal 11.901/09.
Os Bombeiros Ávila, Amilton e Luciane, através de um datashow, ou seja, um computador com apresentações de um projetor em telão, fizeram um bate papo para disseminação do conhecimento emergencial que pode salvar vidas.
Entre os temas, por exemplo, como a população deve proceder corretamente em casos corriqueiros no cotidiano, como desmaios, ataques epiléticos, fraturas, etc.
Os participantes faziam muitas perguntas e questionamentos livremente. Em determinado caso, na simulação de engasgamento, foi pedido para fazer a manobra de salvamento em adultos, crianças e em até em bebês. No início deste ano, uma funcionária de uma empresa de telemarketing em São José dos Campos, faleceu engasgada por um pedaço de carne ao jantar.
Para o Bombeiro Ávila, o porta voz do grupo, explica que em todos os eventos, seja artísticos, culturais, esportivos, por lei federal devem conter uma equipe de emergência presente, com bombeiros e enfermeiros. Ex- militar das Forças Armadas, fez o curso particular em uma empresa em São Paulo e explica um pouco mais da palestra “ A palestra tem por objetivo instruir a população em como proceder para casos de emergência, além de ser horas complementares fundamentais para a nossa certificação”.
Indagado, aponta alguns erros mais comuns em casos de emergência ” O erro mais comum é querer retirar o capacete de motociclista acidentado, não se deve fazer isso sem colocar um colar cervical; e um outro é segurar a língua de pessoa com ataque epilético, apenas deve-se virar a cabeça dela para expelir a saliva na hora” comenta.
De acordo com informações, assim como nesta cidade, há muitas outras que não há bombeiros militares, de prontidão para os trabalhos de emergência somente os classificados como civis.
Um dos presentes na palestra, Isaac Nunam Porto, afirmou que foi muito boa a oportunidade. Em determinado momento, serviu até de voluntário para a simulação de reanimação cardio pulmonar, a chamada RCP, na qual consiste em fazer uma massagem cardíaca na região do tórax seguida de respiração boca a boca. “A palestra serviu para aprender, foi muito boa, eu já tinha um pouco de conhecimento por ter trabalhado em uma multinacional, serviu para relembrar primeiros socorros” conta.
Segundo o artigo 135 do Código Penal, é crime a omissão de socorro, com pena de um a seis meses de detenção ou multa. Aumentada se a omissão resultar em lesão corporal de natureza grave ou em morte e ainda, triplicada se resultar em morte.

Bombeiro Civil em palestra de primeiros socorros- fardamento

Bombeiro Civil em palestra de primeiros socorros- apresentação de slides e um bate papo descontraído
Bombeiro Civil em palestra de primeiros socorros
Bombeiro Civil em palestra de primeiros socorros- simulação de reanimação cardio pulmonar
Bombeiro Civil em palestra de primeiros socorros- palestrantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body