5 de jun. de 2011

Reportagem Especial- saúde em Guararema

Hoje,05/06, um domingo de sol mas frio, dando prosseguimento das reportagens especiais sobre Guararema, cidade vizinha à Jacareí, com ares metropolitanos mas conservando o jeitinho de interior, vamos falar sobre o seu sistema de saúde.
Na ocasião da visita do LORENA EM FOCO, fomos conhecer o CESAP- Centro de Especialidades de Apoio à População.
Um prédio estrategicamente localizado na região central da cidade, cerceado por pontos de ônibus para pacientes que necessitem de transporte urbano para chegar ao local.
Segundo nosso guia do tour, explicou que quando o veiculo da prefeitura busca o paciente e quando este não pode entregá-lo em sua residência, a prefeitura fornece um vale transporte pro paciente para tomar um ônibus circular.
Como em todos os demais prédios da administração do prefeito municipal Márcio Luiz Alvino de Souza (PR) são facilmente identificados, bonitos tanto por fora como por dentro, limpos e o principal: funcionais.
O centro como o nome diz, é responsável pelo atendimento de procedimentos simples como os mais complexos dos guararemenses mas também de moradores de outras cidades.
No piso térreo, salas de observação, enfermagem, medicação, curativos, coleta de exames, farmácia, inalação, vacina.
No 2º piso, as salas médicas e outras mais complexas, como fonoaudiologia, oftalmologia, eletrocardiogama, odontologia, ultrasonografia, pediatria, pré consultas, ginecologia.
Os banheiros, sempre em “três versões” reparávamos. Sempre nos prédios públicos os sanitários masculino, um outro para o feminino e por fim e o que mais chama a atenção é para deficiente, totalmente adaptado com barras ortopédicas e bem amplo para manobra, caso necessitar, de cadeiras de rodas.
O CESAP não existe escadas também, somente uma ampla rampa, moderna, cerceada por corrimão.
Por volta das 10h, não havia muitos pacientes. No primeiro contato, a pessoa pega uma senha e é feita um cadastro, onde já é repassado para o médico especialista.
Após a consulta, por lá já recebe a medicação gratuitamente.
Mais uma vez, destaque para mobiliário novo, impecável de primeira linha, assim como funcionários uniformizados e prestativos.
Questionamos nosso guia sobre a dengue na cidade. A reação dele foi de estranheza, como de falar de uma doença desconhecida. “Aqui acho temos alguns casos, mas pelo que ouvi foram de pessoas que não pegaram na cidade, mas em outras vizinhas” disse em um tom de voz ainda do tipo de desconhecer a doença. Um bom sinal, já que quando não se fala de algo, ou determinado assunto, é porque não está na pauta dos veículos de comunicação daquele ambiente, não está acontecendo, tecnicamente.
Após tomar conhecimento que LORENA está com uma epidemia em curso, fruto do descaso desde dos poderes públicos até a população, ficou em choque ao saber que a cada quatro moradores, um já pegara a doença, pelas contas da própria SUCEN.
Uma médica, otorrinolaringologista, indagada, disse que trabalha de manhã ali e à tarde em outra cidade. Relatou que em Guararema, é um ótimo local para exercer a medicina, tanto no tocante da administração até dos pacientes. A principal doença que percebe nas consultas são “coisas leves como pequenas inflamações, otites” resume.
Recentemente houve um concurso público com a efetivação de vários médicos especialistas.
As gravidades são enviadas ao Pronto Socorro. Há também PSF (Posto de Saúde da Família).
Durante nossa permanência pelo local que durou cerca de quarenta minutos, não presenciamos nenhuma anormalidade, queixa ou reclamação.
Por se tratar de um ambiente hospitalar, não foram feitas muitas fotografias.
É possuir um prefeito que mesmo não sendo médico, percebe-se que em mais um tema, leva o assunto a sério.

Veja as outras reportagens especiais
Link Administração - http://www.lorenaemfoco.com.br/2011/05/reportagem-especial-conhecendo-uma.html
Link Educação- http://www.lorenaemfoco.com.br/2011/05/reportagem-especial-sistema-educacional.html

Confira as algumas fotos sobre Saúde em Guararema-SP 

Reportagem especial- Saúde em Guararema-SP- CESAP- Centro de Especialidades de Apoio à População- placa indicativa em rua da região central
 
Reportagem especial- Saúde em Guararema-SP- CESAP- Centro de Especialidades de Apoio à População- retirada de senha paciente aguarda

Reportagem especial- Saúde em Guararema-SP- CESAP- Centro de Especialidades de Apoio à População



Reportagem especial- Saúde em Guararema-SP- CESAP- Centro de Especialidades de Apoio à População- rampas ao invés de escadas

Reportagem especial- Saúde em Guararema-SP- CESAP- Centro de Especialidades de Apoio à População- sala de oftalmologia
Reportagem especial- Saúde em Guararema-SP- CESAP- Centro de Especialidades de Apoio à População- setor de fisioterapia

Reportagem especial- Saúde em Guararema-SP- CESAP- Centro de Especialidades de Apoio à População- sala de consulta feminina

Reportagem especial- Saúde em Guararema-SP- CESAP- Centro de Especialidades de Apoio à População- frota municipal logomarcada e identificada pela cor Vermelha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body