8 de jun. de 2011

Escola da Família da Vila Nunes oferece vários projetos à população

O PEF (Programa Escola da Família) da escola municipal Jânio da Silva Quadros, pelo bairro da Vila Nunes em Lorena-SP, convida a população a participar dos vários projetos sócio-educativos gratuitos aos finais de semana.
Iniciando às 13h, oferece trabalhos em cinco eixos que são a cultura, o esporte, qualificação para o trabalho, saúde e educação; englobando desde futsal, jogos lúdicos e recreação, pinturas de unha, recorte e colagem, videogame, até aferição de pressão arterial e de combate à dengue.
Para o educador profissional Rodrigo Ribeiro Correa, a receita é apostar em projetos e ações para atrair mais participantes para o projeto, com destaque para o cunho social. “Por exemplo, temos um projeto contra a dengue, onde os universitários fizeram uma campanha de conscientização nas casas próximas, e após a visita e uma longa conversa com uma moradora, esta limpou o seu jardim na qual tinha muito mato garrafas vazias jogadas que podiam acumular água e favorecer o aparecimento do mosquito Aedes Aegypti, o mosquito da dengue” esclarece.
“Depois disso, após essa ação, outros vizinhos também fizeram limpeza de suas casas” enfatiza.
A gestora escolar, Ildomara Araújo Aquino, disse que o PEF funciona a três anos pelo local, com uma freqüência participativa muito boa “ No dia das Mães, por exemplo, nós oferecemos um café da tarde, contamos com ajuda de voluntários também, foi muito positiva” exemplifica.
Para o educador universitário Anderson Rodrigues Alcântara, um dos responsáveis por executar os projetos para os participantes, destaca o seu projeto de videogame- “Aqui as crianças gostam mais de futebol do que outros jogos, quem ganha na partida continua jogando, quem perdeu dá lugar a quem está na fila” explica.
“É da hora”, diz Mateus, 13 anos, um dos participantes, mesmo não morando no bairro, resumindo em poucas palavras sobre o projeto citado.
O Programa Escola da Família é um convênio entre Secretarias de Estado e Municipal da Educação, entidades, instituições de ensino superior e organizações não governamentais, oferecido desde novembro de 2005 na cidade, atualmente em sete escolas municipais, onde os universitários oferecem projetos e oficinas, recebendo uma bolsa de estudo integral.


Equipe formada por educadores universitários, profissional e gestora escolar

Pebolim é um dos vários projetos sócio-educativos oferecidos  aos finais de semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body